sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Multivitamínicos

Eu nunca tomei multivitamínicos, porque também nunca tive problemas com deficiência de nutrientes. Mas vejo muitas pessoas que são adeptas ao uso e, esses dias, li um artigo bem legal que falava sobre eles e se realmente são necessários:



"A suplementação com multivitamínicos não é necessária. Multivitamínicos são bons quando sua dieta é deficiente, caso contrário eles perdem muito de seu benefício.Entretanto, muitas pessoas com bons hábitos alimentares fazem o uso desnecessariamente.Você deve suplementar apenas com os nutrientes que precisa. 
Um multivitamínico é qualquer suplemento, geralmente pílula ou comprimido que fornece vitaminas e minerais essenciais, e nem todos são citados no produto, como o ferro, que muitas vezes é omitido, mas está presente na maioria das multivitaminas e em doses variadas.

Mas afinal, quem precisa de um multivitamínico?
- Você está com deficiência de algum nutriente e a dieta não pode ser modificada?
- O multivitamínico fornece doses suficientes para sanar essa deficiência?
- O multivitamínico é uma melhor opção de compra do que os nutrientes de forma isolada?

Teoricamente, multivitaminas proporcionariam melhores benefícios para pessoas de baixa renda que são financeiramente incapazes de comprar uma grande variedade de alimentos (ironicamente, eles são os que menos gostam de consumir multivitamínicos).
Muitas vezes são recomendadas para mulheres grávidas devido a uma maior necessidade de ácido fólico (importante para o desenvolvimento fetal) e reduzir as complicações associadas à gravidez em geral. Os idosos também são alvo de multivitaminas, uma vez que tendem a ter um maior risco geral de carência de nutrientes tais como Vit B12.

E se eu tiver deficiência de apenas alguns nutrientes, mas não todos?
Muitos nutrientes podem ser suplementados individualmente, como a Vit D e o Magnésio.
Caso você esteja com deficiência de algum nutriente você pode apenas complementar de acordo com a sua dieta e estilo de vida e não fazer o uso de multivitamínicos.

Ok, mas isso é bom ou ruim?
Nenhum nem outro. Não existem evidências suficientes para sugerir que um multivitamínico é associado a um menor risco de doenças e/ou câncer, isso ocorre quando se investiga os anti-oxidantes que são os compostos mais populares em multivitaminas.
Os nutrientes dos multivitamínicos podem ter benefícios quando usados para uma finalidade específica (como alguns estudos destacam alta variabilidade, sugerindo algum benefício para algumas pessoas e outras não). A literatura científica não sustenta o fato de que ingerir um comprimido com todos os compostos resulte em melhorias da saúde. No entanto, isso não parece ser significativamente prejudicial.

Antes de sair tomando multivitamínico sem saber se existe real necessidade procure um profissional apto a lhe ajudar a detectar possíveis carências nutricionais!"

Legal esse artigo para nos informarmos bem antes de sair comprando multivitamínicos por aí né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário