terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nhoque de batata doce e espinafre

Hoje tem mais uma receita deliciosa e light no blog!!
Todo mundo sabe que além de ser uma ótima opção de carboidrato, a batata dece é uma super aliada no ganho de massa magra né?! 
Por isso, eu sempre opto como opção de carboidrato uma massa integral ou arroz integral, ou então a batata doce. Mas confesso que eu já andava meio enjoada de comer ela assada, tava precisando de uma receitinha nova..hehe. E foi aí que eu descobri essa receita maravilhosa de nhoque de batata doce. Gente, vocês não tem noção de como esse nhoque fica levinho e saboroso, além de ser facinho de fazer.
Aqui vai a receita:

Ingredientes:
- 3 batatas doces médias 
- Cerca de 1 xícara de farinha de trigo integral
- Sal a gosto
- 1 ovo
- Meio maço de espinafre

Obs: as quantidades de batata doce, espinafre e farinha de trigo são aproximadas, a textura dos nhoques será alcançada adicionando a farinha aos poucos.

Preparo:
Lave as batatas, embrulhe-as em papel alumínio e asse-as até ficarem bem macias. Retire a casca e com um garfo amasse-as até ficar como um purê e deixe esfriar.
No mixer bata as folhas e os talos pequenos do espinafre com 1 ovo até ficar liquido, junte isto ao purê de batatas, acrescente o sal e vá aos poucos adicionando a farinha até formar uma massa lisa, macia e não pegajosa.


Faça rolinhos compridos com um pouco mais de 1 cm de diâmetro sobre uma bancada (pode usar farinha branca para enrolar) e depois com uma faca corte em pedaços de 1,5cm.
Em uma panela ferva a água com um pouco de sal. Quando estiver fervendo, coloque os nhoques na panela e deixe-os cozinhar, os nhoques ficarão prontos quando começarem a boiar. Retire rapidamente os nhoques que estiverem boiando com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor de macarrão.


**Eu optei por um molho de creme com alho, mas você pode utilizar o molho que preferir.

Para congelar: Essa receita serve 4 porções, e como eu fiz somente pra mim e pro meu marido, sobrou metade da massa, que eu congelei antes de cozinhar. É só colocar em uma assadeira (tente não amontuá-los para não grudar) e depois quando já estiverem duros guarde-os em um saquinho.


E pra vocês se animarem ainda mais em fazer esse nhoque, aqui vão alguns benefícios da batata doce:

1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

Nenhum comentário:

Postar um comentário