segunda-feira, 1 de julho de 2013

Quinoa

Segunda-feira é o dia internacional de começar academia, entrar na linha, etc, né?!rs
Então, pra ajudar vou postar sobre um ingrediente que vem sendo muito falado ultimamente, mas que nem todo mundo sabe como prepará-lo – a Quinoa.
A Quinoa é um grão com um ótimo perfil de aminoácidos, entre eles os aminoácidos de cadeia ramificada isoleucina (7,0% em 100g), leucina (7,3% em 100g) e valina (7,6% em 100g), presente nos suplementos de BCAA e Whey Protein que são bastante utilizados por quem quer ganhar massa muscular. Além disso, é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de “gordurinhas”. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Ou seja, é um alimento super completo.

Uma forma muito simples de consumo é utilizar de 2 a 3 colheres de flocos de quinoa batido com suco de frutas até 40 minutos pós-treino.



A outra forma é o grão cozido, que sacia a fome e se bem preparado, se torna uma refeição deliciosa. Aqui vão algumas receitinhas:

Salada de quinoa:

Refoque 1/2 xícara de quinoa em 1 colher de azeite de oliva até dourar. Adicione 2 xícaras de água e uma pitada de sal e cozinhe.
Em uma frigideira, refogue 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão vermelho bem picados até grelharem bem e reserve.
Numa bacia média, comece a misturar a quinoa já cozida com os pimentões grelhados, 1/2 pepino em cubinhos e 1 tomate grande picado. Tempere com vinagre de vinho branco,  manjericão e azeite de oliva.

Cuscuz de quinoa com camarão, aspargos e cogumelo:

Cozinhe previamente a quinoa (1/2 xícara) em fogo baixo, com água e sal, sem mexer, até a água secar. Solte com um garfo. Acrescente um pouco de alho-poró e um pouco de azeite numa frigideira. Adicione o shitake e uns 10 camarões e deixe dourar bem. Inclua aspargo, quinoa, sal, pimenta, cebolinha e coentro. No final, esprema limão siciliano sobre o prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário