quarta-feira, 10 de julho de 2013

Treinamento Funcional

Hoje vou falar de uma modalidade diferente de exercícios que vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil – o Treinamento Funcional.
Temos visto várias celebs aderindo à essa prática, como por exemplo, a Flávia Alessandra que relatou em uma entrevista recentemente que passou a usar manequim 36 e concede os méritos do corpo mais enxuto à modalidade. Juliana Paes perdeu os quilos conquistados na gestação e Deborah Secco esculpiu as formas, ambas da mesma maneira. A top model Bar Refaeli, a cantora Gwen Stefani e Jennifer Lopez também se declaram praticantes.
Essa modalidade é uma proposta criada pelo americano Gray Cook há mais de uma década, batizada de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais), que propõe que os movimentos feitos pelo corpo sejam corretos. Com o passar dos anos, o corpo vai se adaptando a posturas e movimentos errados que levam a desequilíbrios de força, redução de agilidade ou mesmo lesões, entre outros problemas. Mesmo quem mantém rotina de atividades físicas pode estar sujeito a tais problemas.
Por meio de uma avaliação, chamada de Functional Movement Screen, composta por sete movimentos naturais do corpo, são avaliadas as condições gerais, como força, resistência e agilidade. 
Para a prática dessa modalidade não existe um padrão, pois os exercícios são definidos de acordo com as necessidades do aluno. Em geral, são feitos muitos tipos de agachamentos, exercícios de sustentação do corpo e de puxar e empurrar, e o aluno pode optar por aulas ao ar livre, praia ou em studio. 
A diferença da musculação é que nela os exercícios são localizados, focando a força em um determinado músculo. Já os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem, além da força, o equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. 
Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial e de forma isolada, sem se preocupar com o movimento como um todo. Isso acontece na musculação convencional.
O treinamento funcional é um método de treinamento que visa o equilíbrio das estruturas musculares, a prevenção de lesões e a melhora na performance de atletas.

Eu vou começar essa semana a fazer o Treinamento Funcional (3x por semana) e to super empolgada. Logo eu faço um post contando o que estou achando e se estou sentindo bastante diferença ok?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário