quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fast fashion: a história de sucesso da Forever 21

Esses dias eu estava lendo o case de sucesso da rede de lojas fast fashion Forever 21 e fiquei encantada. Vamos combinar que não tem como não amar as roupas fofas que são vendidas por lá e por um precinho inacreditável. É incrível como com poucos obaminhas$$ conseguimos sair cheias de sacolas da loja...kkkk!!
Esse conceito de fast fashion – roupas cool, que são tendência e com precinho bem amigo – está ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda.
Vou contar um pouquinho da historia desse case de sucesso, porque eu, pelo menos, amoo saber como as grandes marcas conseguiram chegar até o topo. 


Tudo começou em 1984 quando Do-Won Chang e sua mulher, Jil Sook, imigrantes sul-coreanos chegaram à cidade de Los Angeles, e resolveram abrir uma pequena loja no subúrbio de Highland Park, para vender roupas com design oriental a preços prá lá de convidativos para a comunidade coreana local. A loja, batizada inicialmente de FASHION 21 rapidamente se tornou popular, mas não somente entre a comunidade coreana, como fez muito sucesso também entre a mulherada americana. As vendas no primeiro ano chegaram a incríveis US$ 700 mil. Era comum ver a pequena loja lotada de mulheres a procura de barganhas penduradas nas araras, como vestidos de noite por menos de US$ 50 e bijuterias que não chegavam a US$ 5. 
O lucro ganho foi reinvestido na empresa, que passou a inaugurar uma loja a cada seis meses, e trocou seu nome para FOREVER 21. Dez anos mais tarde já eram mais de 40 lojas, mas foi em 1999, que veio um projeto mais arrojado, onde as pequenas lojas que existiam até então, cederam lugar às lojas de até 900m2. 
Com isso, vieram preocupações com ambientação mais moderna, vitrine atrativa, decoração adequada e toda estratégia de venda foi finalmente levada em conta. O que antes era uma empresa bem familiar, acabou se tornando um planejamento mais complexo, e foi esse novo posicionamento que deu o grande boom na marca.
A premissa oficial sempre foi criar atrativos nos mínimos detalhes para se diferenciar das concorrentes como Target, Kohl’s e Wall-Mart, pois para eles, ir a uma F21 deveria ser uma experiência, um acontecimento. O sucesso se tornou maior ainda, com a abertura em 2003 da sua primeira loja em NY, pois foi aí que o mundo conheceu de fato a Forever 21 (tipo eu :P rs). Depois disso, já eram mais de 355 lojas pelo país, muita riqueza e bijoux de 1 dígito espalhadas pelo mundo. Hoje a F21 tem mais de 500 lojas espalhadas por 15 países, e com uma meta de abertura de 90 lojas por ano. 


Atualmente, a família Chang tem a fortuna de u$4.5Bi e são o 276º mais ricos do mundo. 
Agora, mais do que nunca, eles estão focados em modernizar a marca ainda mais e tirar um pouco da ideia que tudo é cópia. E quem está cuidando disso são as herdeiras Linda Chang de 30 anos que cuida do marketing e Esther de 23, que é a responsável pelo visual merchandising. As duas são a nova geração da marca que busca mais frescor ainda e foco total no estilo e, é claro, preço! 


Agora mesmo com todo o sucesso da marca, assim como a Zara, a F21 ainda sofre com acusações de trabalho ilegal. Mesmo eles negando qualquer tipo de problema relacionado a isso, as acusações ainda aparecem, porém em menor quantidade. 
Outro grande problema são com os estilistas americanos que sempre os acusam de cópias descaradas. De Anthropologie a DVF, são mais de 50 processos, mas a F21 conseguiu reverter todos. Isso porque, apesar de realmente vermos nas lojas F21 modelitos idênticos aos desfilados por muitas marcas phynas, nos EUA, as estampas são protegidas pelo direito autoral, porém as peças não são, e com isso fica mais ‘simples’ de resolver. Em diversos casos, mesmo comprovando a cópia, a F21 sempre surge com acordos milionários que faz o estilista envolvido aceitar a propo$ta!
A rede adota sempre a estratégia de copiar tudo aquilo que quiserem e aguardar que o designer usurpado reclame seus direitos através de ações judiciais. Advogados que atuaram em casos contra a Forever 21 afirmam que a tática da rede é normalmente a proposta de um acordo que inclui a assinatura de uma declaração de não-admissão de culpa, acordo de confidencialidade e uma compensação financeira ao designer. 
E é assim que aquela comprinha básica de 2 dígitos que fazemos na terra do Tio Sam transformou a Forever 21 num império! De imigrantes a bilionários, a família Chang realmente impressiona!! 

Você sabia?
● Os proprietários da FOREVER 21 são devotos cristãos e imprimem em pequenas letras sobre o fundo de suas icônicas sacolas de compra amarelas as palavras: “João 3:16”, uma das mais referenciadas passagens da Bíblia que diz: “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

2 comentários:

  1. Oi Mari, nossa nem imaginava que a forever 21 havia surgido assim, gostei muito do poste!
    Principalmente a curiosidade sobre o versículo da Bíblia.
    Parabéns pelo blog! Beijos.
    Joicy.

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    1. Oi Joyce, pois é, a história é muito inspiradora né?!
      Obrigada pelo comentário...beijos

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