segunda-feira, 15 de julho de 2013

Proteínas

Segunda-feira é dia de dicas saudáveis para começarmos a semana bem. E hoje vamos falar da importância de consumir a quantidade certa de proteínas. Muita gente, por considerar a proteína de origem animal um alimento de difícil digestão, acaba optando por não consumi-lo todos os dias, mas esquecemos que a proteína de origem animal é extremamente importante para o nosso organismo.
Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo é incapaz de fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta. E a forma mais fácil de obter estes aminoácidos é através da ingestão de proteínas animais. Já as fontes de proteínas vegetais (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais. A favor das fontes vegetais de proteínas está o fato de que elas também fornecem outros nutrientes importantes como os carboidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares. Por outro lado, as proteínas animais são ricas em ferro, zinco e vitaminas B.
Então, se você pratica atividades físicas e não repõe a quantidade de proteína que seu corpo necessita, provavelmente irá queimar massa magra após suas atividades. Infelizmente é assim que nosso organismo funciona, ele “busca” energia primeiramente na massa magra e não na gordura. Assim, todo o trabalho que temos treinando para aumentar a massa muscular e, consequentemente, queima de gordura, é desperdiçado quando não repomos em quantidade que o nosso organismo necessita.

Eu costumo ingerir proteínas durante vários períodos do meu dia:
Café-da-manha: além da banana/mamão/abacate com granola, procuro sempre comer um pãozinho integral com bastante queijo, ou iogurte, ou então um ovo mexido
Lanche do meio da manhã: 1 polenguinho light + 1 yakult
Almoço: sempre como de 1 a 2 pedaços de carne vermelha ou frango
Lanche da tarde: acabo dando preferência aos carboidratos que me dão energia para o treino ou corrida do fim da tarde, dificilmente ingiro proteínas nesse horario.
Lanche pós-treino: como faço meu treino funcional ou corrida no final da tarde, faço uma reposição pós-treino com um shake de Whey Protein.
Jantar: Opto sempre por 1 porção de carne magra, peixe ou frutos do mar, acompanhados muitas vezes de shitake ou berinjela, que são fontes de proteínas vegetais super ricas.
Ceia: Quando consigo jantar mais cedo, sempre como mais alguma coisa pra não dormir de “estomago vazio”, opto por um pedaço de queijo branco ou iogurte.

É claro que cada organismo tem uma necessidade, e por isso é muito importante sempre ter acompanhamento de um nutrólogo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário